Em outubro de 1945, quando Getulio foi obrigado a deixar o poder, quem assumiu o governo foi José Linhares que também promoveu as próximas eleições previstas para dezembro de 1945,onde a vitória foi de Dutra que assumiu o poder em 31 de janeiro de 1946. A constituição de 1946, preservou a divisão do poder em trẽs instãncias autõnomas:lesgislativo, executivo e judiciário. A constituição dava direito
de voto apenas para os brasileiros alfabetizados e maiores de 18 anos.
Na área economica Dutra preferiu promover a abertura do mercado nacional com o objetivo de combater a alta dos preços, diminuiu também os investimentos na área industrial. Com isso as importações aumentaram e as reservas cambiais  acumuladas durante o periodo de guerra diminuirão, o que provocou crise na industria,e Dutra mudou a estratégia controlando as importações dos produtos destinados ao parque industrial. Essa politica deu certo e no final do mandato de Dutra o Brasil tinha crescido em média 6% ao ano.
Nas eleições de 1950, a vitória foi de Getulio Vagas, suas propostas estavam voltadas para o desenvolvmento da indústria nacional. O nacionalismo de Getulio se manifestoucom muita força no campo da produção de energia. Em 1953, o congresso aprovou o projeto da petrobras, que era a empresa que deveria ter o monopólio da extração e distribuição do petroleo no Brasil.Em1954 com a crise que o pais estava enfrentando a oposição quiz tirar Getulio do poder, com isso ele tentou resolver o impasse mas teve jeito. No dia 24 de agosto ele se suicidou com um tiro no coração.
Com a morte de Getulio o vice-presidente Cafe Filho assumiu a presidencia. No ano de 1955 JK foi eleito a novo presidente, no seu governo ele lançou o Plano de Metas,quefoi o responsavel pelo crescimento rapido da economia do pais, em 21 de abril de 1960 Jk inaugurou Brasilia , e lançou como a capital do pais.
Em 1960 Jãnio Quadros foi eleito, mas governou apenas sete meses apos ter tomado a posse.Quem assumiu o seu lugar foi Jango que tomou posse no dia 7 de setembro e como primeiro ministro assumiu Tancredo Neves.Com dois grandes problemas na area economica Jango adotou o plano trienal.
Em 1964 os militares tomaram o poder e implataram uma ditadura no pais, os militares ignoraram o poder legislativo e passaram a emitir decretos chamados atos institucionais, o primeiro deles foi o AI-1, introduzido no dia 9 de abril de 1964.
No dia 11 de abril de 1964 o congresso nacional votou o novo nome do presidente da republica que foi Castelo Branco.
O governo lançou o AI-2 , que estabeleceu eleiçoes indiretas para presidente e vice-presidente, e implantou o bipartidarismo. Outro ato foi o AI-3 que os para os governadores as eleiçoes seriam indiretas e quem determinava o nome do prefeito da cidade era os governadores.
Castelo Branco antes de deixar o poder submeteu ao congresso nacional o texto de uma nova constituiçao ,que o Brasil seria mantido como federaçao, foi aprovado tambem a lei de imprensa e a lei de segurança nacional.
Em 1966, teve inicio ao processo de sucessao presidencial , na disputa estava a linha dura do regime e os sorbones. A vitoria foi da linha dura , quem ganhou foi o general Costa e Silva. E com isso ocorreram diversos protestos tanto de estudantes quanto de militares.
Costa e Silva assumiu a presidencia no dia 15 de março de 1967, enquanto ele esteve no poder a economia cresceu bastante o pib esteve em torno de 10%.
Em 1969 o presidente Costa e Silva morreu e quem assumiu o poder foi Garrastazu.
Em 1984 foi marcado pelo movimento diretas-já.Só que nao teve sucesso as eleiçoes presidenciais continuaram sendo indiretas.Tancredo Neves foi eleito em 1985 com 480 votos, só não ficou no poder por muito tempo porque faleceu dia 21 de abril de 1965,apesar disso nao pode nem tomar posse do poder por motivos de saude.
 Em 1989 os brasileiros voltaram a eleger seu presidente. No dia 15 de março de 1990 Fernando Collor que ganhou de Lula ,assumiu a presidencia da republica.
Jaqueline 3° "A" n°15
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário