terça-feira, 5 de julho de 2011

Brasil: de 1945 a 1990

No Brasil o ano de 1945 foi marcado por grandes manifestações pelo retorno da democracia. No entanto em outubro antes da data marcada Getulio teve que abandonar o poder.
Uma golpe de estado liderado por militares o destituiu da presidencia.Os golpistas temiam que o ditador articulasse alguma artimanha para permanecer no cargo.
Eurico Gaspar Dutra assumiu o poder em 31 de janeiro de 1946. Seu governo foi concervador e pos em prática uma politica de contenção das reivindicações trabalhistas e de apoio quase incondicional aos EUA. Em1947 Dutra rompeu relações diplomáticas com a URSS e proibiu o funcionamento do pcb, caçando o mandato de todos os seus filiados.
Nas eleições de 1950, Getúlio Vargas retornou a cena politica, liderando uma coligação partidária que reunia o PTB,o PSD eo PSP. Eleito presidente da república
No inicio do seu mandato Getulio procurou manter um contato cordial com os EUA. Mas uma série de problemas acabaria alterando as relações entre os dois paises.Os atritos com os EUA deterioraram aos poucos as relações de getúlio com setores militares enpenhados no conbate ao comunismo.
Em 1966, teve inicio o processo de sucessão presidencial. a definição do novo nome dependia de uma luta interna travada nos bastidores da alta hierarquia militar.
O primeiro teste para a politica de aberturas foram as eleições parlamentares de novenbrode 1974 em que os candidatos oposicionistas obtiveram expressiva votação.
O ano de 1984 foi marcado pelo movimento da diretas-já , mobilização popular que reivindicava a aprovação de uma amenda mo congresso nacional que restabelecesse as eleições diretas para presidente.
Com o fim das diretas-já as atenções da populaçao voltaram-se para o colégio eleitoral onde seria eleito o futuro presidente.
As diretas-já e a vitória de Tancredo Neves no colégio eleitoral criaram expectativa para novos tempos, com a superação dos anos de repressão. Por isso o governo que se iniciava foi chamado de Nova República, e em alusão á idéia de que iria construir um novo Brasil.

Raquel Bastos 3°"A"

Nenhum comentário:

Postar um comentário