segunda-feira, 4 de julho de 2011

Da volta da democracia a Nova República

Em 1945 Getulio Vargas é deposto e ocorre no mesmo ano uma eleição direta para presidente, vencida pelo general Eurico Gaspar Dutra, que deixa o cargo com um crescimento de 6% ao ano, em 1950 Getúlio Vargas retorna ao poder por meio do voto, mas enfrenta forte oposição durante o governo, o que o leva a cometer suicídio em 1954, seu vice Café Filho assume.

Na eleição de 1955 Juscelino Kubitscheck sai vitorioso e realiza a construção de uma nova capital. Já em 1960 Jânio Quadros é quem vence e dá inicio a um programa de combate à inflação, mas com apenas sete meses de mandato surpreendentemente Jânio Quadros renuncia ao cargo, que fica nas mãos de seu vice João Goulart que para assumir tem que aceitar a instalação do parlamentarismo este que cai em um plebiscito.

Os militares se aproveitando do momento que o país passava, aplicaram um golpe de estado em 1964. O marechal Castelo Branco assume o poder junto à ascensão dos militares ao poder vem uma serie de repressões dirigidas a oposição que se estenderia ao longo do regime militar.

A abertura política só chegou no governo de João Batista Figueiredo, com a anistia política diversos políticos exilados desde o golpe de 1964 voltam ao Brasil.

Em 1985 no congresso Tancredo Neves é eleito presidente pondo vim assim ao regime militar, no entanto falece antes de empossar o cargo, quem assume é José Sarney.

Durante o governo de Sarney o país ganha uma nova constituição e passa por uma inflação estrondosa que chegou a um índice anual de 400% no inicio de 1986 e 85% ao mês em março de 1990 o último de seu mandato.

Em 1989 ocorre a primeira eleição direta desde o golpe de 64, Fernando Collor sai vencedor com uma pequena vantagem sobre Luis Inácio Lula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário